Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MACHACA

machaca.blogs.sapo.mz

A importância da Contabilidade organizada nas PME’s

29.04.18 | Machaca

A contabilidade é entendida como: “um sistema muito bem idealizado que permite registrar as transacções de uma entidade que possam ser expressas em termos monetários, e informar os reflexos dessas transacções na situação económico-financeira dessa entidade em uma determinada data” GOUVEIA (2001, p.1)

Uma Contabilidade organizada em qualquer organização implica a existência de registos de todas as transacções que ocorrem na empresa: desde a aquisição de bens patrimoniais, aquisição das matérias-primas, das mercadorias, o processamento das matérias, aquisição de um produto acabado até à sua venda.

Essas transacções podem parecer insignificantes mas são a fonte da informação que os utilizadores da informação financeira precisam para a tomada de decisões sobre a empresa. São, de acordo com o PGC-NIRF utilizadores da informação financeira: os investidores, empregados, financiadores, fornecedores, clientes, Governos e seus departamentos como também o público em geral. Todos estes (que se repartem em utilizadores internos e externos) precisam da informação produzida pelas transacções da empresa que devem ser registadas e controladas pelo contabilista para a sua tomada de decisões.

No nosso país, muitos pequenos e microempresários nos investimentos não acham pertinente a existência do contabilista e nada é feito nas suas empresas para gerir e salvaguardar o património. O controlo é geralmente fraco e muitas das vezes não conseguem saber o motivo real quando há distorção do caixa. Eles só se importam em produzir ou adquirir as mercadorias e coloca-las a venda e olharem para os valores monetários a aumentarem.

Por não possuírem uma contabilidade organizada, os empresários não sabem a real situação da sua empresa como também os demais utilizadores da informação financeira não têm nenhum conhecimento acerca da realidade da entidade. Muitas vezes quando precisam de um financiamento em uma instituição financeira torna-se difícil para que sejam financiados. Essa dificuldade existe pois, as instituições financeiras duvidam da capacidade do empresário reembolsar o valor devido a falta da informação que dê credibilidade ao seu negócio.

Os empregados normalmente só se interessam com o emprego logo a entrada mas já estando lá não têm como conhecer a realidade financeira da empresa e quando em algum mês atrasa o salário começa a agitação pois não acreditam nas declarações de que o patronato possa lhes fornecer já que mesmo o patronato pode não saber acerca da proveniência do problema.

Assim, para evitas esses e outros problemas é necessário que numa empresa haja uma contabilidade organizada, uma contabilidade que possa permitir o preenchimento de diários, contas, balancetes e até produzir os balanços e as demonstrações dos resultados. Deste modo o controlo do negócio terá credibilidade e a informação produzida poderá ser materialmente relevante aos utilizadores da mesma.

Em jeito de ajudar as pequenas e microempresas a terem uma contabilidade organizada, é em primeiro lugar necessário fazer com que os empresário tenham uma educação financeira, aprenderem o negócio desde a elaboração do projecto, gestão e manutenção do negócio. Quanto à educação financeira, actualmente estão disponibilizadas as condições e os meios que facilitam a quem se interessa aprender.

O Banco Central (Banco de Moçambique) é uma das instituições que responsabiliza-se pela educação financeira tendo também instituído aos bancos comerciais a fazerem o mesmo utilizando-se os possíveis meios de comunicação como também em formas de encontros com os empresários de pequenas e microempresas.

O IPEME é outra organização que oferece uma educação financeira aos empresários como também aos que estejam a caminho de serem empresários. Portanto, é necessário encorajar aos empresários de pequenas e microempresas a aderirem a educação financeira e da mais assistência para que conheçam a importância da contabilidade nos seus negócios.

É ainda necessário fazê-los entender que uma empresa com contabilidade organizada tem uma das melhores técnicas de gestão pois a partir da contabilidade os empresários e todos os envolvidos no negócio vão saber acerca do património que a empresa possui bem como o que falta ter e o que está a mais para o andamento do seu negócio com sucesso.