Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MACHACA

machaca.blogs.sapo.mz

Os Recursos Humanos: Ontem e Hoje

17.08.12 | Machaca

APRESENTAÇÃO ORAL

 

Title: A Gestão de Recursos Humanos – Ontem e Hoje

Author:José Damião Machaca

Time: 20’

Date: 17 August 2012

Place: Escola Superior de Contabilidade e Gestão

 

 

Boa tarde a todos e sejam bem-vindos a essa apresentação, intitulada A Gestão de Recursos Humanos – Ontem e Hoje, que é um tema que nos leva a pensar na gestão de recursos humanos antes da globalização e na actualidade.

 

Dedico a esta apresentação a todos meus colegas da Escola Superior de Contabilidade e Gestão (Universidade Pedagógica de Moçambique)

 

Antes de começar, gostaria de citar uma frase que de uma das minha amigas a tomei: Nunca desista dos seus sonhos, por mais difícil que é a vida (Carla Matimbe, 16 de Maio de 2012).

 

Todos nós aqui presentes sonhamos com aquele Toyota, aquele Jeep, aquele Pagero, aquele Altezza, aquele Range Rover ou aquele Prado que, para que possamos alcançar tais sonhos, depende mais do tipo de emprego que poderemos ter ou seja, depende daquilo que os recursos humanos acham de nós. Estamos a viver numa era em que domina mais o conhecimento e acompanhado pelas mudanças económicas, financeiras, políticas, culturais e sociais, o mundo, deste modo, tornando-se cada vez mais uno, ou seja, as vivências mundiais tornando-se globais.

 

Ontem, para se conseguir um emprego, os recursos humanos não eram tão rigorosos nas exigências. Exigiam apenas das pessoas o zelo, a competência e a lealdade. Estando empregadas, as pessoas não precisavam se preocupar com o seu emprego pois, a justiça prevalecia para a segurança do emprego. Hoje em dia, existem algum (apesar de serem poucos) reformados pois, ontem o emprego era “perpétuo” culminando com as reformas.

 

Os recursos humanos de ontem preocupavam-se em criar um quadro efectivo da empresa e para tal, a empresa é que se responsabilizava pela preparação, capacitação e formação do pessoal a fazer parte do quadro efectivo da empresa. A promoção hierárquica dependia mais das competições exigidas (zelo, competência e lealdade).

 

Hoje, com as mudanças que vêm acompanhadas pela globalização, surgem máquinas como ATMs, computadores, serviços como internet, entre outros que vêem substituindo muita mão-de-obra humana.

 

Os recursos humanos hoje, procuram colaboradores outsourcing ou seja, com espírito empreendedor para assinar contratos temporais. O profissional de hoje é que deve se aprimorar para se manter apto a ser empregado.

 

O actual lema é cada um por si pois, somos todos inseridos em batalha onde sai vitorioso quem estiver preparado para as mudanças. O mercado de emprego actual, é bastante selectivo, o que só podemos entender mais entendendo a lei da procura e oferta: quanto mais for a procura, menor é a oferta.

 

Assim, já não há segurança no emprego. Se a pessoa não se preocupa com a empregabilidade (a qualidade de se manter sempre preparado ao emprego, acompanhando as mudanças mercadológicas), não poderá durar no emprego.

 

Em suma, ontem as exigências dos recursos humanos eram apenas o zelo, a competência e a lealdade enquanto hoje, exige-se a empregabilidade e o acompanhamento das mudanças mercadológicas globais.

 

E, muito obrigado pela atenção dispensada.

 

Que Deus vos abençoe muito.

 

 

Maputo, 17 de Agosto de 2012