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MACHACA

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Marketing Pessoal, Discurso de José Damião Machaca

26.01.12 | Machaca

Boa tarde a todos e sejam bem-vindos a esta apresentação. Wow! Que sorriso doce! Acredito que a tarde de hoje é muito especial e nos vai trazer grandes mudanças na vida. Espero que gostem da apresentação de hoje e que façam dela o máximo proveito para a vida profissional.

Dizer que estou muito feliz por essa oportunidade que fui dado para falar-vos acerca de uma das lições essenciais na vida humana e construtora do sucesso no homem moderno.

Minhas senhoras e meus senhores, antes de entrar no assunto de hoje, farei uma breve apresentação pessoal e do tema da apresentação, mostrarei duma maneira resumida a estrutura da apresentação e o seu principal objectivo.

Meu nome é José Damião Machaca, tenho 20 anos de idade, encontro-me a fazer o curso de Modernas Técnicas de Venda no Centro de Formação Industrial e estou aqui hoje para falar-vos acerca do Marketing Pessoal. É um prazer estar aqui convosco para falar-vos acerca desse assunto.

Para melhor acompanhamento da apresentação dividí o tema em quatro partes onde na primeira definirei o marketing pessoal, na segunda falarei dos pilares do marketing pessoal, dando sequência apresentarei os seis passos para o marketing pessoal e por último apresentarei um breve resumo da apresentação em jeito de conclusão com objectivo de mostrar a você a grande importância que o marketing pessoal tem na sua vida.

Minha apresentação vai levar cerca de vinte e cinco minutos pois, sei que vocês durante a apresentação poderão ter algumas dúvidas por esclarecer mas, para melhor gestão de tempo ficarei grato se aguardarem para apresentá-las no final da apresentação.

Antes de iniciar com a apresentação gostaria de agradecer-vos pela presença neste local considerando que vocês são pessoas muito ocupadas mas que sacrificaram o vosso precioso tempo para estarem aqui connosco.

Minhas senhoras e meus senhores com vossa permissão passo neste momento para o primeiro ponto dizendo que marketing pessoal é capacidade que toda a gente precisa para poder saber se relacionar de forma organizada com outras pessoas permanentemente. Marketing é uma forma organizacional de que um vendedor dispõe no seu relacionamento com os clientes.

O marketing pessoal é também um conjunto de estratégias programadas de forma consciente para manter a situação profissional, conquistar a posição desejada no mercado de trabalho e manter o seu emprego para sempre.

Caro convidado, para conquistar e manter o seu emprego não necessita de procurar de outras formas essa capacidade. Procure se enquadrar no marketing pessoal. John C. Maxwell diz : “Talent is never enough – Talento nunca é tudo” pois é, se você tem muito talento e não sabe se relacionar com outras pessoas como poderá ter sucesso? Então, o marketing pessoal é uma arte de disciplinar a pessoa na sua relação com outras. Tem que ter habilidades de comunicar com outros, saber se pôr no lugar de outras pessoas e saber dar respostas exactas a problemas que o seu próximo possa ter.

Marketing pessoal é uma disciplina muito boa para a vida de um profissional pois é capaz de passar uma melhor imagem de quem o aceita para dentro ou fora do seu estabelecimento de atendimento para outras pessoas e, eis uma grande importância do marketing. Marketing pessoal torna também uma pessoa talentoso, competente e faz com que a pessoa saiba expôr suas habilidades mas para isso, são envolvidas algumas atitudes para o marketing pessoal tais como o plano, a preparação, a persistência, argumentação e comunicação, trabalho colectivo, liderança, paixão, valentia, influência, aparência e imagem, atitude mental, companhia, ambiente, carisma pessoal, divulgação e trabalho.

São essas atitudes que caracterizam a psicologia da pessoa. Por exemplo, ao se comunicar com outras pessoas para reuní-las ou apresentar-lhes um certo produto ou serviço é claro que poderão estar olhando para você e notarão o quanto você se preparou para tal, estudarão o seu plano, poderão ver o quanto você persiste naquilo que quer, poderão ver até onde caminha a sua coragem, vão estudar a sua aparência física e mais.

Caro convidado. Essas atitudes como forma de marketing pessoal devem ser de uma maneira tão positiva pois o marketing pessoal como já disse, é uma arma que se usa na para buscar e manter o seu emprego mas se essas atitudes forem usadas de forma negativa ou seja, de maneira contrária com certeza essa arma além de ajudá-lo a conseguir o que mais precisa poderá virar contra você. O marketing pessoal é um acto que deve ser praticado sempre, sem se esperar pelo dia de entrevista pois que sempre treina fica sempre preparado para disputar. Caro jovem, o tempo passa e agora mesmo é o momento de se preparar para o futuro. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Se ainda não começou a se preparar não perca mais tempo, prepara-se a partir desse momento porque o marketing pessoal é a garantia para o sucesso da sua vida. O desenvolvimento de seus negócios depende do marketing. É com com o marketing que conseguirá mostrar a sociedade aquilo que realmente você é pois o marketing pessoal é o espelho da vida de cada um.

Os pensamentos positivos são os que nos podem garantir deixar uma boa imagem para sempre e, com a boa imagem ganhamos mais confiança com outras pessoas. Donald Trump disse: “Think like a chmapion – Pense como um campeão”. Um campeão não pensa negativamente. Sempre espera alcançar suas metas e é assim que nós também devemos pensar para poder deixar para o futuro uma boa e excelente imagem.

O marketing pessoal caracteriza-se em possuir como seus pilares seis elementos fundamentais que são a atitude mental correcta, a qualidade do posicionamento emocional para com os outros, a comunicação interpessoal, a montagem de uma rede de relacionamentos, o correcto posicionamento da imagem e a prática de acções de apoio, ajuda e incentivo para com os demais.

Detalhando esses pilares do marketing pessoal, no primeiro elemento é muito importante sabermos ouvir as ideias que outras pessoas têm para nos dar e sancioná-las pois, podemos perder a atitude mental por influência de outras pessoas. Uma pessoa tem que pensar positivamente e acreditar em si e em o que quer que aconteça persistindo ainda que haja falha ou fracasso pois esses fracassos ou essas falhas são motivos para voltar a lutar pelo que a pessoa mais quer. No que concerne a qualidade e posicionamento emocional para com os outros, é necessário fazer de tudo para deixar uma boa imagem nas pessoas. Elas se lembrarão de si pelos actos. Saiba ser honesto com as pessoas, ser sincero e se interessar pelas pessoas de uma maneira que possa se aperceber e deste modo saberão guardar a sua linda e limpa imagem para sempre.

Para um bom desenvolvimento do marketing pessoal não podemos deixar detrás a comunicação interpessoal onde devemos ser objectivos na nossa fala, usarmos uma boa linguagem e sabermos escrever muito bem sem deixar erros e deixar tudo bem claro e objectivo para as pessoas. A nossa comunicação deve ser excelente tanto oral como verbalmente e também na demonstração daquilo que são nossos talentos. Caro convidado, se orgulhe pelo seu talento para poder ter sucesso na vida. E nunca esqueça de pensar positivamente. Aqueles que têm bons actos e que sejam honestos, sinceros, claros e objectivos conseguem alcançar o sucesso em seus trabalhos. O quarto elemento é da rede de contactos. É claro que para o nosso negócio nos correr bem precisamos de ter contactos das pessoas com capacidade de comprar os nossos produtos e estarmos sempre actualizando-os com envios de mensagens, ligações e também fazermos contactos face-to-face dando em certas ocasiões presentes e tratar a eles com muita atenção e com a caridade. Assim jamais eles nos abandonarão mas sim poderão chamar mais pessoas para connosco conviveres.

 

O amor apenas cresce se compartilhando. O único modo de ter mais amor para você, é dá-lo a outros.” – Brian Tracy.

 

O outro elemento é o posicionamento da imagem onde, temos que saber cuidar da nossa imagem, fazendo a limpeza no nosso corpo, saber vestir bem e combinar o traje, as cores, etc.. Uma crítica social pode também o ajudar a mudar alguma coisa. Imagine se um dia for a ouvir que o António não cumprimenta a ninguém, o que o António deverá fazer para reverter a situação? Não será aprender a cumprimentar as pessoas? Se passar a fazer isso será para ele uma pequena mudança na vida que poderá lhe trazer benefícios mas graças à crítica social. Ao se disciplinar para poder ter o marketing pessoal nunca esqueça da ética para poder deixar gravada nas memórias das pessoas a sua imagem mas de um bom modo.

Um outro grandíssimo elemento do marketing pessoal é a prática de acções de apoio, ajuda e incentivo para com os outros. Essa é a melhor maneira de criar amizade com as outras pessoas. Sempre tem que pensar o que fazer para poder ajudar a alguém. Saber dar apoio a alguém é muito importante para a vida social e profissional. O sucesso assim já é mais fácil de ser alcançado. É simples, é só saber ser social, saber questionar e saber dar sem exigir de volta o que deu. Isso poderá ajudar-lhe na sua vida profissional e poderá ajudar ao seu próximo na sua vida social.

Caro convidado, até aqui já definimos o marketing pessoal, enumeramos e caracterizamos os pilares do marketing pessoal e resta-nos agora falar dos seis passos para o marketing pessoal.

Agora vamos nos falar do ponto nos resta recordando que o marketing pessoal é uma forma de criar e reservar uma boa imagem perante a sociedade em que se encontra assim, para se chegar ao marketing pessoal existem seis passos.

No primeiro passo para o marketing pessoal, temos que analisar a nossa situação actual. Temos que saber em que estágio estamos, procurar saber se os nossos actos agradam a sociedade ou não. Isso tudo para descobrir que tipo de imagem nós temos para com os outros. O segundo passo fala-nos da embalagem ou seja, a apresentação física da pessoa. Quando vamos comprar leite por exemplo, numa primeira fase não é o próprio leite que nos atrai mas sim a embalagem. Ninguém tem coragem de comprar um certo produto vendo que a embalagem não está em condições. Para o marketing pessoal devemos saber nos apresentar e sem nos esquecermos das primeiras necessidades que o nosso organismo tem como a limpeza quotidiana do corpo. Saber combinar o veste com as ocasiões é também um dos métodos para o marketing pessoal. Possuir uma postura positivista, ter auto-estima, saber usar seus acessórios sem exagero nenhum, ter uma boa comunicação com os outros e ser saudável são também requisitos essenciais que nos levam ao marketing pessoal.

O passo seguinte é o do conteúdo. Se na apresentação da embalagem foi excelente agora falta conhecer o produto que esconde a embalagem. Se for a ornamentar apenas a embalagem na conquista de clientes e não dar importância ao conteúdo não poderá ter tais clientes para sempre. Tem que ser honesto por fora e por dentro. Na apresentação do conteúdo, ou na demonstração daquilo que realmente somos, temos que tentar ser honestos, demonstrar interesse pelos outros, ser educados, serem persistentes, positivos e objectivos. O conteúdo é o que pode dar a vontade do consumidor a voltar ou não a adquirir o produto. A embalagem é apenas uma atracção. Saber guardar uma boa imagem é um acto muito importante e é um grande passo para o desenvolvimento de tudo que fazemos. Apesar de não ter definido o termo ‘vendedor’, espero que todos vocês aqui sejam vendedores. Não se vende apenas produto ou serviço num estabelecimento fixo ou móvel como também se vende ideias e imagens para a sociedade. Para poder conquistar uma pessoa a ser amigo tem que usar o termo ‘vender’ ainda que seja indirectamente. Tem que vender a essa pessoa a sua imagem física e psicológica.

O quarto passo retrata a visibilidade e divulgação. Para poder fazer um melhor trabalho tem que o divulgar para as pessoas. Se o fizer de uma maneira secreta em nada poderá ajudá-lo a ter sucesso sendo isso que estará a procura. Em primeiro lugar tem que desenhar o logo marca como forma de se identificar perante as pessoas para que sempre se lembrem de si e poderão se aproximarem para aderirem ao seu trabalho. Após isso, é necessário que faça uma cartão de visitas e andar sempre com ele onde quer que vá. A missão é conhecer mais pessoal e ganhar mais contactos para garantir o sucesso pelo seu trabalho. Sempre que conhecer uma nova pessoa com capacidade de ser apreciador do seu trabalho, não esqueça de o dar o seu cartão de visitas e pedir também o cartão dele para facilitar entre ambos contactos como ligação e envio de mensagem. O endereço electrónico ou E-mail é que mais facilita enviar mensagens para outras pessoas. Se tiver facilidades de escrever artigos as oportunidades da publicação são várias. Existem portais na internet onde pode publicar e não perca a chance de começar a publicar nesses portais e mais tarde, oportunamente poderá publicar em jornais ou em revistas mas suas publicações devem ser objectivos e sem erros ortográficos e os temas a debruçar devem ser do seu conhecimento e relacionados com o seu trabalho. Deve também participar em vários eventos como seminários, workshops, lançamentos, conferências, debates nos mídias, coktails, palestras, para poder aprender mais e conhecer mais gente e não se esqueça de levar consigo o busness card. Assim, o cartão de visita poderá ajudá-lo a aumentar a sua rede de relacionamento sem que haja limitações. A rede de relacionamento não pode ser apenas feita no seu bairro ou em bairros satélites mas sim, em quase todos os cantos. Se estiver a viajar, é claro que para onde vai conhecerá mais pessoas novas e, como o seu trabalho é o futuro do seu sucesso e não possui limitações, não perca oportunidade de falar a essas pessoas acerca do seu trabalho, mostrando-lhes o seu logo marca e dando-lhes o cartão de visita munido pelos seus contactos.

 

Imagine que não há limites; decida o que é certo e desejável para você, antes de decidir se é possível ou não” – Brian Tracy.

 

O quinto passo é da ênfase do logo marca. Um logo marca muito bem lembrado torna-se uma chave para o sucesso. Procure fazer com que a sociedade não se esqueça do seu logo. Pode usar a táctica de repetir várias vezes o seu logo até ficar na mente das pessoas. Na sua elaboração tem que ser muito cuidadoso no nome a escolher. Se for difícil tem que ser curto para facilitar a pronúncia. Com uma pronúncia repetitiva não poderão jamais esquecer e o último passo é da diferenciação. Na concorrência ao mercado você deve procurar ser campeão. Acho que ainda se lembram do pensamento de Donal que diz “Think like a champion”. Esse é o pensamento mais forte para completar esse passo. Seguindo apenas os passos anteriores não terá completado com êxito a sua caminhada para o marketing pessoal. Torna-se diferente desenvolvendo o seu próprio estilo, fazer tudo de uma maneira diferente. Nunca dependa daquele ou da ideia doutra pessoa para suceder na vida. Tenha certeza de que os seus pensamentos são mais fortes e com eles poderás ganhar mais sucesso e seja optimista nos seus pensamentos. O brilho de olhar, a maciez da voz e o calor do toque são aspectos que poderão te encaminhar no passo da diferenciação. Esse é o passo último para o marketing pessoal. Seguindo esses seis passos com todo o prazer você verá que para ter sucesso na sua vida é tão simples. Ao seguir esses passos não tenha medo de falhar durante o processo. Faça tudo com auto-estima.

Caro convidado, gostaria de terminar com a apresentação com um breve resumo do tema da apresentação dizendo que o marketing pessoal é uma maneira organizada de se envolver com outras pessoas que possam ser a razão do seu sucesso. Caro jovem não ache um desperdício em dedicar uma pequena percentagem do seu tempo se relacionando com as pessoas pois elas poderão lhe ser muito úteis na vida. Não ganhe apenas confiança com pessoas do seu bairro como também com quase todo o mundo, incluindo colegas da escola ou do trabalho e seus chefes.

 

Muito obrigado pela vossa atenção.

 

 

JOSÉ DAMIÃO MACHACA

Contacto: 826063054

E-mail: machaca@sapo.pt

Blog: www.machaca.blogs.sapo.mz

Maputo, Maio de 2011