Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Pesquisar

 

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Novembro 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

Links

O Autor

Académico

Social






Oferta e o Preço da Oferta do Transporte

por Machaca, Quinta-feira, 01.11.12

O transporte na sociedade desempenha um papel muito importante ou seja, o nosso dia a dia depende muito do transporte pois ele, facilita a mobilização de pessoas e bens a diferentes lugares fora e dentro do território.

 

Na dependência do transporte encontram-se trabalhadores, estudantes, turistas e mais famílias. É com o transporte que todos conseguimos chegar aos nossos postos de trabalho, às escolas, aos mercados, aos nossos familiares distantes e nos permite um intercâmbio com outros, já que nos encontramos num mundo global.

 

Assim, o serviço primário na satisfação de quase todas necessidades humanas é o transporte e, em muitos casos, esse serviço não tem substituto como outros. Deste modo, a subida do preço na sua oferta, não diminuirá a sua demanda mas, o que acontecerá com o rendimento das famílias?

 

Os novos preços do chapa 100 para nós em que em nossos bairros sentimos saudades desse bem parecem tão altos e nos leva a uma eterna exclusão. Bom, havemos de nos acostumar.

 

O bairro onde vivo é um exemplo do povo que com isso poderá sofrer. Acredito que existem mais porém em estatística tem que haver uma amostra.

 

Quando me desloco para escola meus olhos nunca viram mais de três Eichers (considerados património do bairro). Não entra nesse bairro nenhum Coaster a não ser na última hora quando todos no Benfica forem meus vizinhos. O FEMATRO não chegou de operar nesse bairro, só experimentou e desistiu. Imagine um bairro (sem exagero) que depende de apenas três Eichers cansados para se chegar a Museu onde a maior parte da população presta serviços.

 

O governo introduziu alguns TPM a pensar que está a ajudar esse bairro mas não é o que me parece. Se um TPM tiver a rota de Matendene – Museu e sempre passa Matendene para Grande Maputo, será que esse TPM beneficia população de Matendene? Se o mesmo TPM já vem de Grande Maputo superlotado, sem vaga para nenhum residente de Matendene.

 

E os poucos transportes que temos quando bem entendem encurtam ou desviam rotas o que nos obriga a fazer ligações. Uma viagem que podia fazer ida e volta por apenas 15,00MZM a fazia por mais de 50,00MZM por causa dessas ligações onde de paragem em paragem inventam rota, até parece que formam mendigos para fiscalizarem os autocarros na estrada.

 

Com essa subida e em paralelo escassez do transporte no meu bairro acredito que muitos vizinhos meus passarão mal, como filhos sem pai nem mãe para os defender.

 

Se esse aumento do preço do transporte aumentasse também a oferta do transporte, acho que não haveria problema aliás, para mim até reduzia as despesas em transporte. E me parece que todos empreendedores só preocupam-se em aumentar o número de baracas para vender álcool, levando o país a uma outra pobreza absoluta, desqualificando o nosso PARPA.

 

Esse é um choro por parte de nós a população não exactamente dos preço actual do transporte mas, do preço da oferta e da própria oferta.

 

 

Maputo, 01 de Novembro de 2012

José Machaca

2211

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Machaca às 08:40

5 comentários

De Margarida a 11.09.2013 às 02:34

Desde já devo dizer-lhe que aprecio bastante o seu blog. Todos os dias tenho visitado o mesmo e delicio-me com os seus posts. Espero que continue com o bom trabalho e não se incomode com a minha intrusão.

Cumprimentos

Margarida Andrade Freitas

http://www.europeanemaildatabases.com

De Machaca a 12.11.2014 às 20:12

Muito obrigado pela força Margarida...
Abraços

De João Sá a 24.04.2014 às 07:11

Olá :)

Este blog tem andado muito "sossegado", faz falta no SAPO e ao leitores (senão eu - como ouros - não estava a sentir a falta de posts :) )

Espero que seja pausa temporária e que haja ânimo e vontade para continuar.

De Machaca a 12.11.2014 às 20:19

O blog em breve irá publicar mais...
A pausa foi mesmo temporária e prometo trazer novidades em breve.

Do fundo do coração, OBRIGADO A TODOS...

De João Sá a 12.11.2014 às 21:35

Excelentes notícias. O SAPO fica atento ;)

Comentar post




Comentários recentes

  • João Sá

    Excelentes notícias. O SAPO fica atento ;)

  • Machaca

    O blog em breve irá publicar mais...A pausa foi me...

  • Machaca

    Muito obrigado pela força Margarida...Abraços

  • João Sá

    Olá :)Este blog tem andado muito "sossegado", faz ...

  • Margarida

    Desde já devo dizer-lhe que aprecio bastante o seu...

  • Machaca

    Boa tarde,Bom, já que a figueira que Frei descreve...

  • Augusto Macedo Pinto

    Como curiosidade quando Frei João Santos chegou a ...

  • Machaca

    Muito obrigado.Bom fim de semana para si a a toda ...

  • João Sá

    Bom dia e votos de um bom fim de semana :)Achei qu...

  • Machaca

    Muito obrigado mesmo. Na vida aprendi que sempre p...

  • João Sá

    Bom dia :)Fontes de inspiração, são sem dúvida, es...

  • Machaca

    Muito obrigado pela ajuda.Votos de um próspero 201...

  • João Sá

    Com votos de um Feliz 2012 damos-lhe as boas vinda...



Mensagens