Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Pesquisar

 

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Fevereiro 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829

Links

O Autor

Académico

Social






COLONEL SANDERS - Biografia

por Machaca, Sexta-feira, 17.02.12

Harland David Sanders, mais conhecido como Colonel Sanders (9 de Setembro de 1890 – 16 de Dezembro de 1980) foi um empreendedor americano, quem fundou a Kentucky Fried Chicken (KFC – Frangos Fritos de Kentucky). A imagem dele é omnipresente na cadeia de publicidades e em pacotes, e o nome dele às vezes é usado como o sinônimo para o Kentucky Fried Chicken ou em restaurante. 

 

Sanders nasceu numa família Presbeteriana em Henryville, Indiana. Seu pai, Wilbur David Sanders, morreu quando Harland tinha cinco anos de idade, e, a partir do momento sua mãe começou a trabalhar, e ele tinha que cozinhar para a família. Ele abandonou a escola na 7ª classe. Quando sua mãe recasou, ele fugiu de casa porque o padrasto o batia. Sanders inscreveu-se no Exército de Estados Unidos na idade de dezesseis (falsificando sua data de nascimento no boletim de candidatura), e completou o compromisso de serviço inteiro dele em Cuba. Durante sua vida, Sanders prestou muitos trabalhos como: piloto de steamboat, vendedor de seguros, bombeiro de via férrea e fazendeiro. Ele teve um filho, Harland, Jr., que morreu cedo, e duas filhas, Margaret Sanders e Mildred Sanders Ruggles.

 

Na idade dos 40, Sanders cozinhava galinhas e outras comidas para pessoas que paravam na estação de serviço dele em Corbin, Kentucky. Até o momento ele não tinha um restaurante mas servia seus clientes num cantinho por ele escolhido localizado na estação de serviço. A popularidade local dele cresceu, e Sanders se mudou para um motel e restaurante (assentou 142 pessoas) onde ele trabalhou como o chefe de cozinha. Durante nove anos, ele desenvolveu a sua “receita secreta” fritando galinha. Ele tornou-se fritador de pressão que permitiu cozinhar a galinha muito mais rápido que cozer na panela. 

 

Foi determinado o título honorário o de “Coronel de Kentucky” em 1935 por Governador Ruby Laffoon. Ele era "ré-comissionado" como tal em 1950 por Governador Lawrence Wetherby

 

Não foi até 1950 que Sanders começou a desenvolve a sua aparência distinta, criando a sua marca com o bigode de e cavanhaque e com veste de terno branco e gravata de fio. Ele nunca usou qualquer outra coisa em público durante os últimos 20 anos da sua vida, usando um terno de lã pesado no inverno e um terno de algodão claro no verão. 

 

Na  idade dos 65,  a loja de Sanders tendo falhada devido ao novo Interestatal 75 que reduzem o tráfico de clientes do seu restaurante, ele levou $105 do primeiro cheque de seguro social dele e começou a visitar concessionários potenciais. 

 

Dave Thomas, fundador dos Wendy's Old Fashioned Burgers, foi oferecido uma chance de virar a falha do restaurante da Kentucky Fried Chicken. Ele ajudou a salvar o restaurante, e revolucionou a indústria de comida rápida simplificando o cardápio. Na ocasião, havia um número excessivo de artigos no cardápio (possivelmente mais que cem). Trabalhando com Sanders,  Thomas despojou o cardápio até a galinha frita e saladas servirem como o cardápio básico.

 

Sanders vendeu a corporação Kentucky Fried Chicken em 1964 no valor de $2 milhões para uma sociedade de homens de negócios de Kentucky encabeçada por John Y. Marrom, Jr.  A porção não incluiu as operações canadenses. Em 1965 Sanders move-se a Mississauga, Ontario para vigiar os seus franquias canadenses e continuou colecionando taxas de franquia. Sanders continuou com a Kentucky Fried Chicken como seu porta-voz e colecionou taxas de aparêcia para as suas visitas para franquia nos Estados Unidos e Canadá. Em 1973, ele processou Heublein Inc.  — a empresa parente da Kentucky Fried Chicken no momento — em cima do alegado abuso da sua imagem promovendo produtos que ele não havia ajudado a desenvolver. Em 1975, Heublein Inc. insucessiamente processou Sanders para calúnia depois que ele se referisse publicamente ao gravy deles como "barro" com um "gosto" de papel de parede.

 

Morte e legado

Sanders depois usou as suas partes para criar a Confiança Coronel Harland Sanders e Organização Caridosa Coronel Harland Sanders, que usou o processo de ajudar caridades e bolsas de estudos de capital. As confianças dele continuam doando dinheiro a grupos como o Trillium Health Care Centre; uma asa do edifício que especializa no cuidado de mulheres e crianças e foi nomeada depois dele. A fundação concedeu mais de $1,000,000 em 2007, de acordo com seu retorno de imposto em 2007. A fundação é baseada em Sidney, Columbia britânica. 

 

Sanders morreu em Louisville, Kentucky, de pneumonia no dia 16 de Dezembro de 1980. Ele tinha sido diagnosticado com leucemia aguda em Junho prévio. A canção de corpo dele em estado no rotunda do Capitólio do Estado de Kentucky; depois de um serviço funerário na Capela de Seminário Batista Meridional assistida por mais de 1,000 pessoas, ele foi enterrado no terno branco característico dele no Cemitério de Colina de Caverna em Louisville.

2211

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Machaca às 19:22



Comentários recentes

  • João Sá

    Excelentes notícias. O SAPO fica atento ;)

  • Machaca

    O blog em breve irá publicar mais...A pausa foi me...

  • Machaca

    Muito obrigado pela força Margarida...Abraços

  • João Sá

    Olá :)Este blog tem andado muito "sossegado", faz ...

  • Margarida

    Desde já devo dizer-lhe que aprecio bastante o seu...

  • Machaca

    Boa tarde,Bom, já que a figueira que Frei descreve...

  • Augusto Macedo Pinto

    Como curiosidade quando Frei João Santos chegou a ...

  • Machaca

    Muito obrigado.Bom fim de semana para si a a toda ...

  • João Sá

    Bom dia e votos de um bom fim de semana :)Achei qu...

  • Machaca

    Muito obrigado mesmo. Na vida aprendi que sempre p...

  • João Sá

    Bom dia :)Fontes de inspiração, são sem dúvida, es...

  • Machaca

    Muito obrigado pela ajuda.Votos de um próspero 201...

  • João Sá

    Com votos de um Feliz 2012 damos-lhe as boas vinda...



Mensagens